BLOG gpme
gpme | Expansão e estruturação de negócios

Gestão de crise

Ao pesquisar a expressão “crise” no dicionário Michaelis de Língua Portuguesa, encontramos diferentes (e interessantes) definições, tais como: “Estado em que a dúvida, a incerteza e o declínio se sobrepõem, temporariamente, ao que estava estabelecido como ordem econômica, ideológica, política etc. Ou: “Momento de transição entre uma fase de prosperidade e outra de depressão, ou vice-versa.”

 

E até mesmo o conceito da palavra no meio médico:

 

“Momento decisivo em uma doença, quando esta toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal.”

 

Guardadas as especificidades de cada ponto de vista, podemos concluir através dessas definições que a crise tem, pelo menos, dois aspectos comuns: um grande poder decisivo e a temporariedade.

 

São momentos em que os envolvidos em seu contexto são colocados à prova e que exigem um cuidado maior na tomada das decisões. Mas, como a própria definição já diz, são momentos.

 

Esses momentos irão passar e a vida irá seguir, você querendo ou não. No caso de uma crise econômica, empresas fortes sairão ainda mais fortes e empresas despreparadas darão lugar para outras empresas tentarem a “sorte” no mercado.

 

Alguns textos e seminários sobre o tema descrevem que a palavra “crise” é representada por um ideograma chinês formado com a junção dos caracteres que representam “perigo” e “oportunidade”. Mesmo que a tradução literal não seja tão fiel, podemos focar na semântica da expressão: momentos de crise oferecem inúmeras oportunidades.

 

Sua empresa não conseguirá enxergar essas oportunidades se estiver num caos administrativo, preocupada em apagar incêndios diários e pensando apenas nas contas que vencerão amanhã. 

 

Para sobreviver a uma crise é necessária uma gestão eficiente, que esteja focada na solução dos problemas do seu cliente e que tome decisões rápidas.

 

Esse tipo de gestão não é exclusividade dos grandes conglomerados com executivos e conselheiros especialistas na resolução de conflitos. No E-BOOK GESTÃO DE CRISE, a GPME ensina como você, pequeno ou médio empresário, pode gerenciar da melhor forma possível o período de crise e sair ainda mais forte dele.