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Inbound Marketing: o que é, como funciona e principais benefícios

O conceito de Inbound Marketing começou a se popularizar no final dos anos 2000. Desde então ele vem crescendo de forma exponencial e hoje já é considerado como um dos métodos de marketing digital com os melhores resultados, principalmente para empresas que buscam conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade.

Confira a seguir mais informações sobre o que é o Inbound Marketing, seu funcionamento, benefícios e principais plataformas!

O que é Inbound Marketing?

Conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes.

Diferente do marketing tradicional, onde os produtos e serviços são anunciados de forma invasiva, no Inbound Marketing são os clientes que encontram a empresa através dos seus conteúdos em canais online, como sites, blogs e redes sociais.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem uma metodologia que funciona por etapas. As 4 principais etapas do Inbound são a atração, conversão, venda e encantamento

A primeira etapa é a de atração, responsável por trazer visitantes ao site. Nessa etapa é muito importante se atentar as estratégias de conteúdo, pois para atrair tráfego para os canais digitais é preciso criar materiais únicos e relevantes. Esses conteúdos são trabalhados na maioria das vezes em sites, blogs, a partir da gestão de redes sociais, links patrocinados e de técnicas de SEO.

A conversão é a segunda etapa e complementa a anterior. Aqui o objetivo é converter o maior numero de visitantes em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda. Para que aconteça uma conversão, o usuário passa suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como um material rico ou um cupom de oferta, por exemplo. Nessa etapa são trabalhadas landing pages específicas, com chamadas, formulários e outras formas de contato.

Depois de nutrir os leads convertidos com mais conteúdo relevante, é preciso avaliar aqueles que estão no estágio certo e concretizar a venda. Nessa etapa são utilizadas ferramentas de marketing/vendas e técnicas como e-mails personalizados. 

O processo de Inbound Marketing não acaba depois que a venda é realizada. Depois da finalização da venda começa uma nova jornada que tem como objetivo o encantamento do cliente e a sua transformação em um promotor da marca.

 

Benefícios do Inbound Marketing

Como principais benefícios do Inbound Marketing podemos citar:

  • alcance do público certo: por focar em conteúdos específicos, o público do Inbound é bem segmentado;
  • custo por aquisição reduzido: como no Inbound a equipe de venda trabalha com leads qualificados, o custo por aquisição de cliente é menor;
  • aproximação com o público: no Inbound não se “empurra” o produto ou serviço para o cliente, mas compreende-se a sua dor, estabelecendo assim uma relação de confiança entre consumidor e empresa.

 

Plataformas de Inbound

Para colocar em prática o Inbound Marketing, muitas empresas utilizam plataformas específicas. Essas plataformas presentes no mercado possuem funcionalidades e recursos que facilitam as campanhas de Inbound em todas as suas etapas. Além disso, elas são totalmente autônomas, permitindo criações e customizações de acordo com cada cliente. 

As principais plataformas de Inbound disponíveis atualmente são o Hubspot e o RD Station. A empresa Hubspot foi a criadora do termo e da metodologia do Inbound Marketing e hoje oferece diversas soluções, como o Hubpost CRM e o Marketing Hub. A RD é uma das mais bem avaliadas empresas no mercado brasileiro, possuindo mais de 20 mil clientes atualmente. Ela também possui soluções, além de apps e integrações.

Agora que você já conhece o Inbound Marketing, seu funcionamento e benefícios, que tal implantá-lo em sua empresa?

 

Autor convidado: E-dialog