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Como o BBB pode te ensinar a melhorar seu modelo de gestão

A não ser que você esteja vivendo na Coreia do Norte ou em outro planeta, com certeza já se deparou com artigos, memes, vídeos e imagens pela internet que abordam um único assunto: o reality show Big Brother Brasil.

Goste ou não, o sucesso do programa é inegável, alcançando recordes de audiência edição após edição e enchendo os bolsos da Rede Globo com suas verbas milionárias de publicidade.

Apesar do conteúdo focar no entretenimento e no dia a dia dos participantes, o programa esconde entre suas polêmicas algumas lições importantes que podem ser aplicadas no seu negócio. 

O GRANDE IRMÃO

A origem do nome do programa remete ao clássico da literatura “1984”, do autor britânico George Orwell. No romance vivido em uma nação fictícia existe um ditador implacável denominado “O Grande Irmão”, que acompanha por meio de telas o passo a passo da população do seu país pronto para reprimir e censurar comportamentos que não sejam condizentes com a ideologia do partido.

Guardadas as devidas proporções, “O Grande Irmão” da sua empresa é a sua base de clientes. Cada vez mais pessoas balizam a decisão de compra de acordo com a afinidade que a marca demonstra com sua personalidade, buscando um sentimento de pertencimento. E para que essa relação continue saudável, é imprescindível que a empresa se mantenha fiel a seus princípios, demonstrando e vivenciando seus valores no tratamento que dá a seus stakeholders e no posicionamento da sua marca perante o mundo.

Uma reputação de anos pode ser cancelada em minutos na internet, e lembre-se: O Grande Irmão está observando você!

 

ACOMPANHE SEUS INDICADORES

Um fato que vem chamando a atenção durante a edição atual do programa são os recordes de rejeição na eliminação dos candidatos. O comportamento de alguns participantes promoveu uma espécie de unanimidade negativa dentre os telespectadores, resultando em eliminações superando 99% dos votos. 

Imagine se os participantes tivessem acesso ao seu índice de rejeição durante a permanência na casa, acompanhando os altos e baixos de acordo com suas ações lá dentro. Seria muito mais fácil de corrigir sua postura e obter melhores resultados, certo? 

A boa notícia para você, empreendedor, é que você pode (e deve) fazer esse acompanhamento diariamente na sua empresa, com a utilização de KPI’s, ou indicadores chaves de performance. 

Definindo os indicadores mais coerentes com seu ramo de negócio, como NPS, margem de lucratividade, nível de inadimplência, dentre outros, é possível acompanhar a performance da sua empresa nas mais diversas áreas.

Dessa forma é possível incentivar ações que promovam melhoria nos resultados e corrigir erros antes que estes culminem na eliminação do seu CNPJ.

 

FOCO NO LONGO PRAZO

É comum que nos primeiros dias do programa apontem candidatos como favoritos ao título. Pessoas que causam uma ótima primeira impressão, são carismáticos e demonstram uma disposição ímpar em mostrar tudo o que tem de “melhor”.

Mais comum ainda é a eliminação dessas pessoas nas primeiras semanas, depois que o público conhece um pouco mais da personalidade e das intenções do participante, ou só cansa dele mesmo.

No mundo dos negócios o que não faltam são promessas de soluções milagrosas, investimentos com retorno incrivelmente rápido e fácil, extremamente atraentes para qualquer empreendedor. 

O frenesi da oportunidade de solucionar um grande problema de forma simples e obter ganhos astronômicos por muitas vezes cega o empreendedor e o induz a entrar de cabeça no projeto, apostando alto e arriscando a saúde financeira da empresa.

O que deve ser levado em consideração nesse momento é que uma empresa, diferente dos seres humanos, não tem prazo de validade. 

O objetivo final de qualquer empreendimento é garantir uma lucratividade no perpétuo, com resultados sólidos e focados no longo prazo. Os resultados de um trimestre não podem comprometer os próximos e a sua vida financeira dificilmente vai ser resolvida em apenas uma tacada milagrosa.

Não se deixe se enganar por vendedores de sonhos e ideias infundadas. Pesquise, compare, questione seus métodos. Na grande maioria das vezes bons resultados são frutos de trabalho duro e se fosse tão fácil ganhar dinheiro, todo mundo faria.

 

JOGUE OLHANDO PARA FORA

A percepção da popularidade dos participantes pelos públicos de dentro e o de fora da casa dificilmente se convergem. Como acontece na versão atual, pessoas tidas como líderes e fortes candidatos ao título pelos integrantes não despertam a simpatia dos telespectadores e acabam sendo eliminados mais cedo ou mais tarde.

Alguns gestores têm a tendência de idealizar uma empresa com engrenagens perfeitas, com processos, estrutura operacional, softwares de gestão, planilhas e relatórios infinitos para que tudo corra da maneira que ele acha perfeito.

O que ele não deve esquecer é que, assim como no reality, quem define o sucesso ou insucesso da sua empresa é o público. Focar em processos internos e esquecer da satisfação do cliente é um erro muitas vezes fatal para qualquer tipo de negócio.

Através de uma política de pesquisas de satisfação, contatos durante o atendimento e no pós-venda, busque manter uma política de customer centric e leve sempre a opinião do seu cliente em voga nas suas decisões. Tanto faz se você vai para o paredão ou não, contanto que seja campeão de audiência

 

Espero que esses insights possam ter ajudado você a enxergar oportunidades de melhoria para seu negócio. Para saber mais sobre gestão empresarial e maximização de resultados, dê uma espiadinha em nosso E-book – GESTÃO DE LUCROS!

 

AUTOR: Matheus Lopes – Consultor GPME